quinta-feira, 25 de abril de 2013

Bandas marcantes do rock brasileiro


Formadores de opinião, lançadores de estilo, marcadores de época, enfim, o rock brasileiro é um movimento musical que cresceu e ganhou força a partir dos anos 80, e teve peso e força sobre a geração jovem que se formou a partir dali. Hoje, vamos falar sobre as maiores bandas do rock brasileiro, com certeza, você se identificará com uma das bandas que estarei exibindo nesse artigo.

Kid Abelha









Embora não seja uma unanimidade entre o público, o Kid Abelha é uma banda que surgiu em pleno movimento de fortalecimento do rock nacional, ganhando por merecimento, trabalho e performance seu lugar entre as maiores bandas de rock do Brasil. Por isso, Paula Toller, George Israel e Leoni ganham espaço nesse artigo, desde a época em que se chamava Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Passa ano e entra ano as músicas do grupo sempre estão em evidência e tocando nas rádios, nos clipes e programas de TV.

Charlie Brown Jr.











Um integrante da safra mais nova do rock nacional, o Charlie Brown Jr., apareceu para a fama e no painel do rock nacional no final dos anos 90, fazendo um estilo orientado ao hardcore, para alegria da molecada skatista de todo o Brasil.O interessante é que a Banda de Chorão fazia exatamente o que o público “teen” gosta. Com a boca suja de Chorão, o som e o visual agressivo, fez a alegria dos fãs e desespero dos pais destes fãs, e também cativou pessoas mais velhas, contando com uma base fiel e antenada de fãs.


Mas infelizmente, no dia 06 de Março de 2013, chorão foi encontrado morto em seu apartamento, na zona oeste de São Paulo, pondo fim a banda Charlie Brown Jr.







Cidade Negra

Toni Garrido e seus companheiros foram por anos a referência do Reggae Nacional, mesmo tendo como intenção declarada compor um som Pop Rock. Ganharam fama e participaram de inúmeros programas de TV, contando com seu próprio público e um jeito inconfundível de tocar.


Engenheiros do Hawaii

Nascida no início dos anos noventa, a banda gaúcha liderada por Humberto Gessinger fez muito sucesso em todo o Brasil, com hits como Parabólica e A Pampa Pobre. Sumida desde o final da década, torcemos para que os Engenheiros voltem algum dia com a força que lhes é característica.


Skank












Aqui está uma das grandes bandas do rock nacional. Eclético, seu repertório sempre foi determinantemente predominado pela mistura de estilos, o que pode ser comprovado com a sua discografia, quase toda com um disco de estilo diferente do outro.O fato é que Samuel Rosa e companhia têm um dos melhores shows até hoje do cenário nacional do rock e que o Skank, através dos tempos, se tornou uma das maiores bandas de rock nacional.

Mamonas Assassinas













Inesquecível. A banda que em um único CD conquistou o país inteiro e que tinha se tornado um fenômeno de vendas, infelizmente desapareceu em uma tragédia tão rápido quanto foi o seu aparecimento, num desastre aéreo em 1995.
Fato mesmo é que o seu único CD se tornou um sucesso do começo ao fim, e suas músicas fáceis e cheias de bom humor ficaram para sempre gravadas no coração e na mente de todos os brasileiros.

Capital Inicial

A banda de Brasília nasceu nos anos oitenta e depois de um curto tempo de paralisação durante os anos noventa, Dinho Ouro Preto e seus companheiros voltaram com tudo, pelos quatro cantos do país, com músicas novas e sucessos antigos.

 

Raimundos                                                                     Uma versão mais pesada do Charlie Brown Jr. A banda nascida nos anos noventa tem o mesmo estilo de abordagem do  Charlie Brown Jr, porém com músicas mais comportadas e de maior intensidade.

 

 

Paralamas

Outro monstro do rock nacional, o trio formado por Bi Ribeiro, João Barone e Herbert Viana vem desde os anos oitenta nos proporcionando o prazer de apreciar suas obras, algumas com boa dose de beleza e poesia, que nem mesmo o acidente que deixou Herbert tetraplégico fez separar.

 

Barão Vermelho

A banda que revelou Cazuza não poderia estar de fora, uma vez que é sucesso desde os anos oitenta, capitaneada pelo talentoso Roberto Frejat. Alguns sucessos do Barão viraram verdadeiros hinos, como “O Poeta Está Vivo”,  “Bete Balanço” e “Êxtase”.

Legião Urbana

E por último a extraordinária “Legião Urbana”. O grupo da mística. Só assim pode-se  explicar o que faz as músicas do Legião Urbana continuarem sendo sucesso através dos tempos e conquistando todas as gerações que sucederam o final da banda, após a morte de Renato Russo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário