terça-feira, 23 de julho de 2013

Massa de ar polar faz nevar em pelo menos 85 cidades do Sul

Neve entre segunda e terça-feira ocorreu em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Pelo menos 85 cidades da região Sul do País registraram neve entre a segunda e a terça-feira. O fenômeno foi causado por uma intensa massar de ar polar que ingressou no Brasil e pela combinação de baixas temperaturas e alta umidade. Em outros locais, ocorreu chuva congelada, quando as gotas congelam "no caminho" entre a nuvem e a superfície e derretem rapidamente ao chegar no chão.


Como ganhar dinheiro na Internet
Em Santa Catarina, a Epagri/Ciram confirmou neve em 68 municípios. O frio intenso no Estado ainda proporcionou um belo espetáculo para os moradores da capital na manhã de hoje. Florianópolis não registrou o fenômeno, mas o morro do Cambirela, localizado em Palhoça, na região metropolitana, amanheceu coberto de neve. 
De acordo com as informações da Epagri/Ciram, não nevava no Cambirela há 29 anos: o último registro era de julho de 1984. A temperatura mais baixa nesta terça-feira em Santa Catarina foi de -7,7ºC às 7h, mas a sensação térmica no mesmo horário era de -32ºC, segundo o órgão. O registro foi feito no morro da Igreja, na serra catarinense.
O frio também foi intenso no Paraná e fez nevar em Curitiba, o que não ocorria desde julho de 1975. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou a ocorrência de pequenos flocos de neve em alguns bairros da capital e de chuva congelada em quase toda a cidade. Pelo menos 11 cidades registraram neve no Estado.  
Outros seis municípios gaúchos também tiveram neve entre hoje e ontem. Perto do meio-dia, a capital registrava 8ºC mas, por causa do forte vento, a sensação térmica era de -1ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 
Quarta-feira
A previsão é que o frio diminua de intensidade no Rio Grande do Sul a partir de amanhã, mas deve ocorrer geada em boa parte do Estado. Segundo a Epagri/Ciram, com o avanço da massa de ar polar por Santa Catarina, as temperaturas nesta quarta-feira estarão entre -10°C e -8°C nas áreas altas do planalto sul. No litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 3°C. No entanto, os moradores do planalto sul catarinense podem enfrentar sensação térmica de -33°C. Na capital, pode chegar a -16°C. Da mesma forma no Paraná o frio se manterá intenso. 
"Em São Paulo, o frio também aumenta", explicou a meteorologista da Climatempo, Aline Tochio. Segundo ela, em Mato Grosso do Sul o frio também deve dar uma trégua a partir desta quarta-feira. As temperaturas baixas atingiram até Mato Grosso, onde em Cuiabá os termômetros marcaram 10ºC, e no sul de Rondônia, onde Vilhena registrou 12ºC. 
Confira a seguir as cidades que tiveram confirmada a ocorrência de neve:
Santa Catarina 
Água Doce
Angelina
Alfredo Wagner
Bom Jardim da Serra
Caçador
Campos Novos
Canoinhas
Catanduvas
Chapecó
Coronel Freitas
Curitibanos
Dr. Pedrinho
Erval Velho
Fraiburgo
Herval do Oeste
Itaiópolis
Itapiranga
Iporã do Oeste
Jaborá
Joaçaba
Lages
Lebon Régis
Major Vieira
Morro Azul (Timbó)
Painel
Pinhalzinho
Pinheiro Preto
Otacílio Costa
Rancho Queimado
Rio do Campo
São Miguel d'Oeste
São Joaquim
Tangará
Timbó Grande
Urubici
Urupema
Vidal Ramos
Xanxerê
Xaxim
Ascurra
Aurora
Bom Retiro
Botuverá
Dona Emma
Irani
Guabiruba
Ibirama
Imbuia
Leoberto Leal
Luis Alves
Lontras
Mafra
Mirim Doce
Morro do Cachorro (Blumenau)
Morro do Cambirela (Palhoça)
Nova Trento
Pouso Redondo
Presidente Getúlio
Presidente Nereu
Rio do Sul
Rodeio
Santo Amaro do Imperatriz
São Bento do Sul
São Bonifácio
Timbé do Sul
Três Barras
Vitor Meireles
Rio Grande do Sul
Cambará do Sul
Lagoa Vermelha
São José dos Ausentes
Bom Jesus
Encruzilhada do Sul
Caçapava do Sul
Paraná
Curitiba
São José dos Pinhais
Araucária
Guarapuava
Pato Branco
Palmas
União da Vitória
Campo Largo
Lapa
Fazenda Rio Grande
Campo Magro
Inverno evidencia diferenças climáticas pelo País

Nenhum comentário:

Postar um comentário