quarta-feira, 22 de maio de 2013

Neymar (farça) x Méssi (Melhor do mundo)

   Estou aqui escrevendo sobre um assunto que a tempos vem me irritando, e com certeza também a muitas outras pessoas. Não é concebível que alguém que se julgue entender de futebol, diga que Neymar é melhor do que o Méssi. Desde sempre o argentino vêm se mostrando melhor do que o brasileiro, inclusive acho até uma falta de respeito, essa comparação.
 

   Pois bem, li na coluna de um repórter esportivo, de Porto Alegre, o seguinte trecho:
"O sábado vai ser de amistoso bastante quente, afinal tem Brasil x Argentina. E mais, tem Neymar x Messi. Os dois jogadores não conseguem repetir nas seleções do país o futebol que jogam nos seus clubes, Santos e Barcelona. O que será que acontece com os dois craques ? Marcação diferente ? Respeito dos adversários dos clubes não existe quando quem está do outro lado é de outro país ? Confesso que não sei explicar. E já falei bastante sobre isso em post anteriores.
Mas pelos malabarismos, velocidade, audácia, e pelo que acho mais importante no futebol, o uso dos dois pés de uma maneira igual, sou do contra outra vez, acho o Neymar mais jogador. Ai me lembra o Bruno Silveira:  o Messi já fez gol por cobertura com a perna direita. E o Adriano Carvalho lembra outro fato: mas o Messi fez dois gols pela Argentina contra o Equador…ora, contra o Equador acho que eu também faria algum. Mas está registrada a minha opinião".
 Pelo que vi de jogos dos dois, e não foram poucos, pelos seus clubes, esquecendo quem eram os adversários e as atuações pelas seleções, acho que o que o Neymar já fez com a bola, foi mais convincente que o Messi. Pronto."
   Tal coluna foi escrita no dia 08/06/2012, pelo narrador "Paulo Brito", em seu blog no site do Globo Esporte. 

Duas coisas eu tenho que dizer sobre o narrador "Paulo Brito". Primeiro que ele não entende nada de futebol, já deu inúmeros comentários imbecis, e depois quando percebia estar errado, voltava atrás, como se não estivesse comentado nada antes. Segundo, ele é narrador, e não comentarista, não sei o porque de ter um blog na página do GE. Deveria se concentrar mais em não errar o nome dos jogadores na hora de narrar (coisa que ele faz constantemente). 
   Ao fazer uma comparação devemos ser coerentes, e não puxar mais pro lado de um só porque é brasileiro, inglês ou qualquer outra nacionalidade. 
Vamos analisar o que o babaca do "Paulo Brito" falou em seu blog. Ele começa falando sobre o amistoso entre Brasil x Argentina, que ocorreu no dia 09/06/2012, ele faz referências sobre o duelo entre Neymar x Messi, ressaltando que ambos não têm boas atuações jogando pelas suas seleções. Depois ele escreve que Neymar têm mais audácia, velocidade e usa os dois pés de maneira igual, por isso ele era mais o brasileiro.
   Falando nesse jogo Brasil x Argentina, assista ao video, as imagens falam por si só:
   Poisé nesse duelo entre Méssi x Neymar, vemos o brasileiro caindo diversas vezes, simulando faltas desesperadamente, e só, nada a mais. E sobre o argentino, bom vejamos bem, ele anotou somente 3 dos 4 da Argentina, sendo que o último foi um golaço. No que adianta ter malabarismo e velocidade e não ter objetividade, e se apagar quando enfrentar um adversário qualificado. O craque é bom jogando tanto contra o Sorocaba, como contra a Argentina. 
   Depois ele desmerece esse golaço de cobertura do Méssi contra o Equador.
   Pois bem, o Equador por acaso é mais fraco que os times do campeonato Paulista, da Copa do Brasil, ou que todos os times do campeonato Brasileiro? A resposta é, lógico que não. 
   Prefiro nem comentar o que ele escreveu no final, quando disse que chegou a essa conclusão através de vários jogos na qual ele assistiu, tanto do Méssi no Barça, quanto do Neymar no Santos. 
   Neymar ganhou a fama por ser um jogador que cai com facilidade e chega a simular algumas faltas, o que gera revolta nos adversários. Por outro lado, Messi é conhecido por ser duro na queda e que não cai com qualquer empurrão ou carrinho.
Circula pela internet um vídeo que compara os dois jogadores em diversos lances e que mostra que Messi consegue se livrar dos marcadores, mesmo sendo puxado e derrubado, enquanto Neymar prefere pular e escapar das divididas.
Confira a comparação entre os dois  e tire as suas próprias conclusões.
   No início do ano especulava -se de uma possível saída de Neymar do Santos para o Barcelona. Tal repercussão saiu no jornal espanhol  "Ás", assinado pelo jornalista Josep Pedrerol sob o título “Neymar, uma bomba relógio?”, faz duas importantes referências a Neymar: uma boa e outra ruim. A boa é o reconhecimento ao seu talento. A ruim é uma espécie de rejeição à sua contratação pelo Barcelona. Rejeição esta de ninguém menos que Lionel Messi, que preferiria jogar ao lado de Kun Aguero e não de Neymar. Lionél Méssi, apesar de a maior parte do tempo mostrar - se humilde, nessa entrevista ele prefere o argentino Agüero, do que o cai cai e a farsa do Neymar. 

   Para concluir, não existe comparação entre ambos jogadores, um é craque e melhor do mundo, o outro é simplesmente um bom jogador (e olhe lá ainda). O que fiz foi é mostrar como existem jornalistas babacas que não têm a miníma noção do que estão dizendo, e que acham que sabem muito. Qualquer jornalista, ou melhor qualquer pessoa pública têm que falar daquilo que entende, sendo assim o "Paulo Brito", não pode falar de futebol, até pode narrar, apesar das inúmeras vezes que ele erra durante os jogos, mas paramos por a e.



   
                                                                                        

Um comentário:

  1. Só quero lembrar, que todos os jogos, que Neymar jogou contra times estrangeros, apresentou se como um mero jogador comum. Não foi para a Europa, porque lá certamente não jogaria nada... Já o Messi... Não têm nem comparação

    ResponderExcluir