domingo, 5 de maio de 2013


PlayStation 2, sinônimo de videogame, chega ao final da vida

Em 12 anos de vida, PS2 vendeu 154 milhões de unidades no mundo.
Sony anunciou que não distribuirá mais o videogame no Japão.


Uma névoa azulada, cubos transparentes flutuando no espaço, quatro pequenas luzes nas cores rosa, vermelha, verde e azul - as mesmas cores dos botões Quadrado, Círculo, Triângulo e X, respectivamente, do controle - dando volta sobre eles, até que, quase como mágica, eles desaparecem dando lugar ao nome "PlayStation 2".
Quem teve um "PlayStation 2" - "PS2" ou "Play 2" para os fãs - o segundo videogame da Sony, certamente se lembra desta cena, chamada de "tela de boot", que aparecia toda a vez que um jogo era iniciado ou o console era ligado.
Após quase 13 anos de vida, o console, apresentado como um monolito - remetendo à clássica cena de "2001 - Uma Odisseia no Espaço" - e que marcou uma geração chegou ao final de sua vida.
Após quase 154 milhões de unidades vendidas durante quase 13 anos, no final de dezembro de 2012, a Sony anunciou que não iria mais distribuir o PlayStation 2 no Japão, medida que foi levada para o restante do mundo em janeiro de 2013. Em comunicado ao G1, no entanto, a empresa afirma "que continuará enviando o PS2 às lojas da América do Sul". A empresa não quis dar entrevista sobre o fim do videogame. Curiosamente, a empresa não vende mais o PS2 de forma oficial em seu site Sony Style (veja aqui).
De forma oficial - lê-se um videogame que entra no Brasil por meio de importação legal - é difícil encontrar um PlayStation 2. "Se alguma loja minha vende PS2 hoje é porque ainda tem o aparelho no estoque. Não temos mais aparelhos desde outubro passado", conta Marcos Khalil, dono da rede de lojas UZ Games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário