quinta-feira, 16 de maio de 2013

Para os fãs de futebol

UEFA Champions League, o maior torneio de clubes do mundo, confira a história dessa competição incrível
   Para quem gosta de futebol nada melhor do que assistir um belo jogo, não é?! Pois bem, resolvi fazer uma pesquisa sobre a "Liga dos Campeões da UEFA", para enfim saber quais as equipes mais vencedoras desse torneio. Descobri coisas importantes como, por exemplo, a taça dos clubes campeões europeus teve seu início inspirado no "Sul Americano de Clubes Campeões", que depois evoluiu para a "Taça Libertadores da América", que no caso é surpreendente por na verdade a Liga dos campeões ser um plágio da Libertadores. 
   Pois bem, para quem não sabe, a "UEFA Champions League" na  sua forma atual começa na segunda metade de Julho, com três eliminatórias de qualificação (knockout).  As 16 equipes sobreviventes juntam - se a outras 16, que estavam previamentes qualificadas, formando assim oito grupos de quatro equipes cada.  Os primeiros e segundos classificados entram na fase final de knockout, que acaba com a Final em Maio, e os terceiros lugares entram na Liga Europa da UEFA. 
   O título já foi ganho por 22 clubes diferentes, sendo que 12 deles já venceram o título mais do que uma vez. O clube recordista com mais títulos é o Real Madrid, que ganhou a competição por nove vezes.

1955 a 1960:
   O Real Madrid dominou as cinco primeiras competições, a equipe madrilenha venceu as cinco finais confortavelmente, clubes como "Manchester United", Milan e Inter Milão ofereciam pouca resistência na década de 50.

1961 a 1970:
O domínio do Real Madrid chega ao fim através do seu maior rival, o "Barcelona", na primeira fase do torneio de 1961. 
O Barcelona foi até a final nesse ano, na Suiça onde foi derrotado pelo Benfica. O Benfica chega então a sua terceira final consecutiva em 1963, mas desta vez perde para o Milan. Mas quem dava nas visitas nos anos seguintes era a Internazionale que venceria o troféu em 1964 e 1965, vencendo a Real Madrid e Benfica respectivamente. Esta era foi terminada pelo Real Madrid, que desta vez levou a melhor sobre a Inter na semifinal de 1966. O outro finalista foi o Partizan Belgrado, que foi derrotado por 2 a 1 em Bruxélas na Rússia. Em 1967 o Celtic venceu a competição, batendo a Inter em Portugal. Um ano depois o "Manchester United", foi o primeiro clube da Inglaterra a vencer a competição, batendo o "Benfica por 4 a 1 na prorrogação, em Londres. Em 1969 o clube dominante foi o Milan e em 1970 foram os seus rivais do Feyenoord.

1971 a 1973:
   O Ajax dominou a competição nos anos de 1971, 1972, 1973, despachando Panathinaikos, Internazionale e Juventus respectivamente.


1974 a 1976:

O Bayern Munique foi o clube seguinte a dominar a competição, vencendo-a três vezes consecutivas na década de 1970.

Liderado por Franz Beckenbauer, com Sepp MaierGerd MüllerUli Hoeneß e Paul Breitner, o Bayern continuou o Futebol total, acrescentando-lhe rigidez e organização, criando igualmente uma receita vencedora.
Derrotando primeiro o Atlético Madrid após um replay em 1974, o Bayern venceu então o Leeds United por 2 a 0 numa final com problemas com o público no Parc des PrincesParisFrança em 1975; e finalmente o Saint-Étienne, em Hampden ParkGlasgow, em1976. Novamente, com o envelhecimento da equipe, o Bayern não teria mais vitórias na era da Taça Europeia.

1977 a 1984: 

Em 1977, ao obter o título derrotando na final o Borussia Mönchengladbach por 3 a 1 em Roma, o Liverpool iniciou uma época de supremacia dos clubes ingleses, que ganhariam seis títulos consecutivos, num total de sete títulos em oito anos. O próprio Liverpool, em 1978, foi campeão, ao ganhar do Club Brugge em Wembley.

O Liverpool perdeu na primeira fase do campeonato de 1979 para o também inglês Nottingham Forest, que acabou ganhando o torneio no que foi uma das mais impressionantes ascensões ao topo do futebol continental na história futebolística da Europa. O Nottingham derrotou a equipe sueca Malmö por 1 a 0 na final em Munique; e pelo mesmo placar derrotou o Hamburgo, no ano seguinte, na final emMadrid. O Liverpool voltou novamente a sagrar-se campeão em 1981 quando venceu o Real Madrid, em Paris, pelo placar de 1 a 0, conquistando assim seu terceiro troféu.
Mostrando a força do futebol inglês no período, o Aston Villa ganhou a competição em 1982 com uma vitória simples sobre o Bayernem Roterdã.Em 1983 o Hamburgo surpreendeu a Europa após vencer a Juventus de Michel Platini e se tornar Campeão europeía. No entanto, o Liverpool retornou à final do campeonato no ano seguinte para derrotar a Roma na cidade do adversário, após uma disputa de pênaltis, ganhando o título pela quarta vez. O Liverpool voltaria a defender o título em Bruxelas, no ano seguinte, mas a derrota para a Juventus por 1 a 0 tornaria-se irrelevante frente a Tragédia de Heysel, onde 39 torcedores da Juventus morreriam. Como punição, clubes ingleses ficaram 5 anos impedidos de jogar na Liga, sendo o Liverpool impedido por 6 anos.

1986 a 1988: 

Com o banimento dos clubes ingleses das competições europeias por um período de 5 anos, o domínio inglês deu lugar a uma sequência de conquistas inéditas por parte de três clubes; Steaua Bucareste, Porto e PSV Eindhoven.

Tanto Steaua Bucareste, como PSV Eindhoven ganharam as suas finais através da marcação de grandes penalidades, após um nulo no tempo regulamentar e prolongamento.
O Steaua Bucareste derrotou o Barcelona por 2-0 em 1986 e o PSV Eindhoven derrotou o Benfica por 6-5 em 1988.
Em 1987, o Porto, depois de ter sido derrotado 3 anos antes pela Juventus na Final da Taça das Taças de 1984, iria vencer a sua primeira competição europeia.
Derrotou o Bayern Munique, na final da então Taça dos Campeões por 2-1, num jogo marcado pelo golo sui generis apontado de calcanhar pelo jogador Argelino do ano de 1987, Rabah Madjer.

1989 a 1991

O Milan conquistou o bicampeonato em 1989 e 1990. Porém, falhou na tentativa do tri quando foi derrotado ainda nas quartas-de-final para o Olympique de Marselha com um placar agregado de 4 - 1. Os 56.000 torcedores presentes no estádio Estádio San Nicola, em Bari, viram a equipe iuguslava do Estrela Vermelha vencer nos pênaltis os franceses do Olympique de Marselha, na final de 1991, após um jogo sem gols. Neste ano, os clubes ingleses já poderiam voltar a competir nas competições europeias, mas o Liverpool, que venceu o campeonato inglês tinha mais um ano para cumprir.

A esta altura o Benfica encararia a sua sétima final na Champions League, perdendo em 1990 para o Milan por 1-0. Esta foi a última vez que o Benfica chegou a uma final do torneio até hoje.

1992 a 1996: 

Clubes ingleses voltaram à Liga no início dos anos 1990, mas nenhum deles conseguiu chegar aos quartos-de-final, que dirá da final propriamente dita. O Arsenal (1991-92), Leeds United (1992-93), Manchester United (1993-94 e 1994-95) e os Blackburn Rovers (1995-96) lutavam para fazer alguma diferença na Europa e eram frequentemente derrotados por equipes bem mais fracas. Isso acontecia em grande parte pela lei inglesa que só permitia que três jogadores fossem estrangeiros, fazendo com que as equipes não pudessem escalar seus melhores jogadores.

A coroa europeia, então, continuou na cabeça dos clubes continentais. Na final de 1992, jogada no estádio de Wembley, a vitória foi doBarcelona. O Olympique Marselha venceu a final de 1993, mas foram proibidos defender o título no que foi apenas o início de um colapso que surgiu pelo descobertas de denúncias de partidas locais arranjadas por um de seus cartolas, Bernard Tapie. O clube eventualmente perdeu o status de clube da primeira divisão do campeonato francês quando foi descoberto que Tapie havia alterado a contabilidade do clube. Enquanto isso, a final de 1994 foi vencida com uma entusiasmante vitória do Milan sobre o Barcelona por 4 a 0. O Milan ainda chegou a final no ano de 1995, mas perdeu por 1-0 para um empolgante Ajax que possuía nas suas fileiras o jovem atacante Patrick Kluivert. O Ajax chegou novamente na final de 1996, mas não conseguiu defender o título contra a equipe da Juventusapós decisão por penaltys.
Já nessa época, a Lei Bosman, que mudaria radicalmente o futebol europeu, já estava em efeito.

1997 e 1998: 

O Borussia Dortmund entrou na lista dos campeões da liga europeia em 1997 quando derrotaram os então campeões da Juventus na final, depois de terem derrotado os campeões ingleses do Manchester United na semifinal. Mas a temporada de 1996-97 foi uma de progresso para o futebol inglês na liga europeia, porque o Manchester United era então a primeira equipe inglesa a chegar entre os oito melhores na era pós-Heysel.

Em 1997-98, os vice campeões de algumas ligas europeias foram autorizados a disputar o torneio. O título de 1998 foi para o Real Madrid, que levantou a taça pela sétima vez na história, sendo a primeira após 1966.

1999: 

Em uma final emocionante, o Manchester United conquistou o título de Campeão da Europa. O Manchester foi a primeira equipe inglesa a conquistar a "tríplice coroa": ganhou a Liga dos Campeões, o Campeonato Inglês e a Taça de Inglaterra.

A decisão, disputada em Barcelona (Espanha), é considerada a final mais emocionante de todos os tempos na Liga dos Campeões, já que o Manchester perdia por 1 a 0 para o Bayern de Munique até aos 45min do segundo tempo. Mas após uma reviravolta espectacular com golos de Teddy Sheringham, aos 46min do segundo tempo, e Ole Gunnar Solskjær, um minuto depois, os "diabos vermelhos" conquistaram o título europeu.

2000 a 2005:

A última Liga Europeia do século XX foi ganha pelo Real Madrid, campeão espanhol, que venceu o também espanhol Valencia por 3-0. A temporada 1999-2000 também viu algumas ligas tradicionais, incluindo a liga inglesa, classificar três equipes para participar na liga milionária.

Liga dos Campeões, nos primeiros cinco anos do 3º Milénio, foi conquistada pelos clubes das cinco maiores potências do futebol europeu da actualidade: AlemanhaEspanhaItáliaPortugal e Inglaterra. Dessas, 3 foram disputadas nos penaltys.
O gigante alemão Bayern Munique ganhou a primeira do Século XXI, em 2001 sobre o Valencia. O jogo terminou 1 a 1, e o clube alemão venceu o espanhol nos penaltys por 5 a 4 . A partida foi disputada no San Siro, em Milão.
Em 2002, o Real Madrid foi campeão pela nona vez, vencendo o Bayer Leverkusen pelo placar de 2 a 1 , no Hampden Park emGlasgow, na Escócia. A partida ficou marcada pelo espectacular voleio do francês Zinedine Zidane, se tornando um dos maiores golos da história da Liga dos Campeões da UEFA.
A final de 2003 foi italiana, mas jogada na Inglaterra, e o ganhador foi o Milan, que venceu a Juventus nos penaltys por 3 a 2, após empate de 0 a 0 no tempo normal. A partida foi disputa no Old Trafford, estádio do Manchester United.
Em 2004, o Porto derrotou o Mónaco por 3-0 (Carlos AlbertoDeco e Dmitriy Alenichev) no estádio de Arena AufSchalke emGelsenkirchen, na Alemanha. Depois de eliminar candidatos como Manchester United, Deportivo de La Coruña, Lyon, entre outros, a equipe de José Mourinho venceu a final frente ao Mónaco, que por sua vez tinha eliminado equipes como Chelsea e Real Madrid. Vítor Baía que foi considerado melhor Guarda-redes da Europa nesta época pela UEFA.
Em 2005, quando todos apontavam o Milan como favorito, o Liverpool de Luis GarcíaXabi Alonso e Steven Gerrard, surpreendeu a equipe italiana e levantou o troféu. Em um jogo emocionante cujo o primeiro tempo terminou com uma vitória de 3 a 0 do Milan, a equipe inglesa conseguiu o empate nos primeiros 15 minutos do segundo tempo. Após a prorrogação sem golos, o Liverpool conquistou seu quinto título europeu na disputa por penaltys.

2006 a 2008: 

Em 2006, o Arsenal, de Thierry Henry, da Inglaterra, e que nunca foi campeão europeu, chegou à final, depois de eliminar Real Madrid, Juventus e o surpreendente Villarreal. No entanto, precisava vencer em Paris o favorito FC Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho, Deco,Samuel Eto'o e Henrik Larsson. O clube inglês saiu na frente com um gol de cabeça de Sol Campbell, mas os catalães viraram o placar no segundo tempo com uma magnífica participação de Henrik Larsson, que havia entrado durante o jogo, nos dois gols (de Eto'oe Belletti) e conquistaram pela segunda vez a Liga dos Campeões, coroando uma nova grande fase no clube azulgrená.

Em 2007, o Milan consegue a revanche depois de 2 anos após vencer o Liverpool, vencendo o jogo por 2 a 1 com 2 gols do "iluminado"Filippo Inzaghi. Seus destaques na competição foram os meias Kaká (artilheiro da competição), Seedorf e Gattuso, além do capitãoPaolo Maldini, que levantou a taça pela quinta vez, na sua sétima final. A equipe italiana eliminou nas fases decisivas CelticBayern de Munique e Manchester United, enquanto os ingleses bateram FC Barcelona, PSV Eindhoven e Chelsea.
Na temporada 2007-2008, o Liverpool bateu o recorde da maior goleada no formato atual, quando bateu o time turco Besiktas em Anfield Road, na cidade de Liverpool, por 8 a 0. O recorde pertencia à Juventus de Turim que em 2003 bateu o Olympiacos Piraeus da Grécia por 7 a 0 e também ao Arsenal, que também na temporada 2007-2008, venceu o Slavia de Praga por 7 a 0.
As semifinais da temporada 2007-2008 foram entre FC Barcelona contra Manchester United e Chelsea FC contra Liverpool FC. Os ganhadores foram Chelsea e Manchester, que se enfrentaram na final. Pela terceira vez na história dois times do mesmo país se enfrentam na final da Champions League, e pela primeira vez, dois ingleses. A final foi no Estádio Luzhniki em MoscovoRússia, e terminou nos penâltis, após empate no tempo normal e prorrogação em 1 a 1. Cristiano Ronaldo (artilheiro da competição) e John Terry(capitão do Chelsea) perderam seus penaltis, e o goleiro Edwin Van Der Sar garantiu o título dos Red Devils ao defender o chute deAnelka.

2009 e 2010:

Foi a 54ª edição do torneio Europeu de clubes de futebol e a 17ª edição sobre o atual formato. O grande favorito era a equipe inglesa doChelsea FC, detentora de um elenco multimilionário, mas os ingleses foram derrotados nas semifinais diante do poderoso FC Barcelona, em casa, quando nos últimos minutos o Barcelona empatou o jogo, e se classificou nos critérios de gol fora de casa, já que havia empatado por 0 a 0 a primeira partida no Camp Nou. A partida final da competição foi disputada no Stadio Olimpico de Roma, no dia 27 de maio, entre FC Barcelona e Manchester United, com vitória do time espanhol por 2 a 0, gols de Eto´o, aos 9m. do primeiro tempo e Messi, aos 24m. do segundo tempo.

Com dois gols do argentino Diego Milito, o Internazionale bateu o Bayern de Munique por 2 a 0 no estádio Santiago Bernabéu, emMadrid, e foi campeão após 45 anos de jejum do time italiano, tendo eliminado na semifinal o atual campeão e favorito ao título FC Barcelona. Além disso, a equipe comandada pelo técnico José Mourinho fez história ao garantir uma inédita tríplice coroa em seu país. Antes de triunfar na Liga, o Inter já havia levantado os troféus do Campeonato Italiano e da Copa da Itália.

2011:

A 56ª edição do torneio foi vencido pelo FC Barcelona, numa decisão contra o Manchester United, repetindo a final de 2009 em plenoWembley Stadium, Londres. Com um golo de Lionel Messi, um de David Villa e outro de Pedro, contra um de Wayne Rooney, a equipa catalã venceu o Manchester United. Esta edição contou com uma semi-final envolvendo os grande times da Espanha, Real Madrid e Barcelona, com um duelo entre os então melhores jogadores em atividade Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Lionel Messi(Barcelona). O argentino se destacou mais que o português e levou a que foi considerada a melhor equipe que o Barcelona já formou à próxima etapa.

2012: 

Na edição de número 57, foi a vez do Chelsea vencer pela primeira vez em sua história o torneio. A decisão foi no estádio Allianz Arena, em Munique, casa do seu adversário, Bayern de Munique. De um lado vinha o Chelsea, cuja presença era dita como um milagre, já que não havia conseguido classificação para a liga da temporada seguinte pelo campeonato inglês e vinha de uma vitória inesperada contra o Barcelona (clube tido como favorito a ganhar a competição naquela oportunidade) nas semifinais; do outro oBayern de Munique, que jogava em casa, após derrotar o Real Madrid na Espanha. No tempo regulamentar, o Bayern abriu o marcador depois do cruzamento feito por Toni Kroos, passando pela zaga do time londrino que apenas assistiu Thomas Müller cabecear a bola que, após tocar no chão, confundiu o goleiro Petr Čech. O jogo estava praticamente definido, mas o Chelsea ainda tinha esperanças colocando Fernando Torres pra jogar, que nos acrescimos do segundo tempo conseguiu um escanteio em jogada na linha de fundo.Juan Mata cruzou, conseguindo encontrar o jogador costa-marfinense Didier Drogba que colocou na rede após cabeçada fulminante emManuel Neuer. Na prorrogação, Frank Ribéry foi derrubado por Drogba na área, porém a oportunidade foi desperdiçada pelo holandêsArjen Robben do Bayern de Munique. Na decisão por pênaltis, embora o espanhol Juan Mata tenha falhado pelo Chelsea, Petr Čechdefendeu a cobrança do croata Ivica Olić e Bastian Schweinsteiger do Bayern de Munique acertou a trave. Tranquilamente, o jogador que na prorrogação cometeu falta dentro da área, Didier Drogba, converteu a ultima cobrança, dando para o Chelsea seu primeiro troféu na competição. Fato interessante é que o goleiro bávaro Manuel Neuer também se mostrou eficaz em cobrança de pênaltis além de ter sangue frio, cobrando o terceiro pênalti do Bayern e convertendo, ao contrário de seus companheiros de linha que desperdiçaram oportunidades.

inais da competição [editar]

TemporadaCampeãoResultadoVice-CampeãoEstádio da Final
2012-13
Detalhes
-Novo Wembley,
Londres Inglaterra
2011-12
Detalhes
Chelsea1 - 1
Prorrogação
Bayern de MuniqueAllianz Arena,
Munique Alemanha
4-3 nos Pênaltis
2010-11
Detalhes
Barcelona3 - 1Manchester UnitedNovo Wembley,
Londres Inglaterra
2009-10
Detalhes
Internazionale2 - 0Bayern de MuniqueSantiago Bernabéu,
Madrid Espanha
2008-09
Detalhes
Barcelona2 - 0Manchester UnitedOlímpico de Roma,
Roma Itália
2007-08
Detalhes
Manchester United1 - 1
Prorrogação
ChelseaEstádio Lujniki,
Moscou Rússia
6-5 nos Pênaltis
2006-07
Detalhes
Milan2 - 1LiverpoolOlímpico de Atenas,
Atenas Grécia
2005-06
Detalhes
Barcelona2 - 1ArsenalStade de France,
Saint-Denis França
2004-05
Detalhes
Liverpool3 - 3ProrrogaçãoMilanOlímpico Atatürk,
Istambul Turquia
3-2 nos Pênaltis
2003-04
Detalhes
FC Porto3 - 0MonacoVeltins-Arena,
Gelsenkirchen Alemanha
2002-03
Detalhes
Milan0 - 0
Prorrogação
JuventusOld Trafford,
Manchester Inglaterra
3-2 nos Pênaltis
2001-02
Detalhes
Real Madrid2 - 1Bayer LeverkusenHampden Park,
Glasgow Escócia
2000-01
Detalhes
Bayern de Munique1 - 1
Prorrogação
ValenciaGiuseppe Meazza,
Milão Itália
5-4 nos Pênaltis
1999-00
Detalhes
Real Madrid3 - 0ValenciaStade de France,
Saint-Denis França
1998-99
Detalhes
Manchester United2 - 1Bayern de MuniqueCamp Nou,
Barcelona Espanha
1997-98
Detalhes
Real Madrid1 - 0JuventusAmsterdam Arena,
Amsterdam Países Baixos
1996-97
Detalhes
Borussia Dortmund3 - 1JuventusOlímpico de Munique,
Munique Alemanha
1995-96
Detalhes
Juventus1 - 1
Prorrogação
AjaxOlímpico de Roma,
Roma Itália
4-2 nos Pênaltis
1994-95
Detalhes
Ajax1 - 0MilanErnst Happel,
Viena Áustria
1993-94
Detalhes
Milan4 - 0BarcelonaOlímpico de Atenas,
Atenas Grécia
1992-93
Detalhes
Olympique de Marseille1 - 0MilanOlímpico de Munique,
Munique Alemanha
O Olympique de Marseille foi impedido de participar no ano seguinte devido a corrupção na Ligue 1, mas seu título foi mantido.
1991-92
Detalhes
Barcelona1 - 0
Prorrogação
SampdoriaWembley,
Londres Inglaterra
1990-91
Detalhes
Estrela Vermelha0 - 0
Prorrogação
Olympique de MarselhaSan Nicola,
Bari Itália
5-3 nos Pênaltis
1989-90
Detalhes
Milan1 - 0BenficaPrater Stadium,
Viena Áustria
1988-89
Detalhes
Milan4 - 0Steaua BucaresteCamp Nou,
Barcelona Espanha
1987-88
Detalhes
PSV Eindhoven0 - 0
Prorrogação
BenficaGottlieb Daimler,
Stuttgart Alemanha
6-5 nos Pênaltis
1986-87
Detalhes
FC Porto2 - 1Bayern de MuniquePrater Stadium,
Viena Áustria
1985-86
Detalhes
Steaua Bucareste0 - 0
Prorrogação
BarcelonaRamón Sánchez Pizjuán,
Sevilha Espanha
2-0 nos Pênaltis
1984-85
Detalhes
Juventus1 - 0LiverpoolEstádio de Heysel,
Bruxelas Bélgica
Tragédia de Heysel ocorreu no final deste jogo.
Consequentemente, nos cinco anos seguintes, todos os clubes ingleses foram banidos das competições europeias e o Liverpool levou 6 anos de punição.
1983-84
Detalhes
Liverpool1 - 1
Prorrogação
RomaOlímpico de Roma,
Roma Itália
4-2 nos Pênaltis
1982-83
Detalhes
Hamburgo1 - 0JuventusOlímpico de Atenas,
Atenas Grécia
1981-82
Detalhes
Aston Villa1 - 0Bayern de MuniqueDe Kuip,
Roterdã Países Baixos
1980-81
Detalhes
Liverpool1 - 0Real MadridParc des Princes,
Paris França
1979-80
Detalhes
Nottingham Forest1 - 0HamburgoSantiago Bernabéu,
Madrid Espanha
1978-79
Detalhes
Nottingham Forest1 - 0MalmöOlímpico de Munique,
Munique Alemanha
1977-78
Detalhes
Liverpool1 - 0BruggeWembley,
Londres Inglaterra
1976-77
Detalhes
Liverpool3 - 1Borussia MönchengladbachEstádio Olímpico,
Roma Itália
1975-76
Detalhes
Bayern de Munique1 - 0Saint-EtienneHampden Park,
Glasgow Escócia
1974-75
Detalhes
Bayern de Munique2 - 0Leeds UnitedParc des Princes,
Paris França
1973-74
Detalhes
Bayern de Munique1 - 1
Prorrogação
Atlético de MadridEstádio de Heysel,
Bruxelas Bélgica
Bayern de Munique ganhou em uma nova partida após empate, 4 - 0
1972-73
Detalhes
Ajax1 - 0JuventusStadion Crvena Zvezda,
Belgrado Jugoslávia
1971-72
Detalhes
Ajax2 - 0InternazionaleDe Kuip,
Roterdã Países Baixos
1970-71
Detalhes
Ajax2 - 0PanathinaikosWembley,
Londres Inglaterra
1969-70
Detalhes
Feyenoord2 - 1
Prorrogação
CelticSan Siro,
Milão Itália
1968-69
Detalhes
Milan4 - 1AjaxSantiago Bernabéu,
Madrid Espanha
1967-68
Detalhes
Manchester United4 - 1
Prorrogação
BenficaWembley,
Londres Inglaterra
1966-67
Detalhes
Celtic2 - 1InternazionaleNacional do Jamor,
Lisboa Portugal
1965-66
Detalhes
Real Madrid2 - 1Partizan BelgradoEstádio de Heysel,
Bruxelas Bélgica
1964-65
Detalhes
Internazionale1 - 0BenficaSan Siro,
Milão Itália
1963-64
Detalhes
Internazionale3 - 1Real MadridPrater Stadium,
Viena Áustria
1962-63
Detalhes
Milan2 - 1BenficaWembley,
Londres Inglaterra
1961-62
Detalhes
Benfica5 - 3Real MadridOlímpico de Amsterdã,
Amsterdam Países Baixos
1960-61
Detalhes
Benfica3 - 2BarcelonaWankdorf Stadium,
Berna Suíça
1959-60
Detalhes
Real Madrid7 - 3Eintracht FrankfurtHampden Park,
Glasgow Escócia
1958-59
Detalhes
Real Madrid2 - 0Stade de ReimsGottlieb Daimler,
Stuttgart Alemanha
1957-58
Detalhes
Real Madrid3 - 2
Prorrogação
MilanEstádio de Heysel,
Bruxelas Bélgica
1956-57
Detalhes
Real Madrid2 - 0FiorentinaSantiago Bernabéu,
Madrid Espanha
1955-56
Detalhes
Real Madrid4 - 3Stade de ReimsParc des Princes,
Paris França

Melhores marcadores [editar]

Notas:
  • os dados desta tabela vêm em ordem respectiva.
  • os ex-iugoslavos MilutinovićKovačević e Katač são sérvios, assim como os times do Partizan e do Estrela Vermelha;Cvetković é croata.
  • dentre os ex-soviéticos, Markarov é azerbaijano de origem armênia que jogava em clube armênio (o Ararat Erevan); Sokal e seu clube (Dínamo Minsk) são bielorrussos; e Yuran, ucraniano (mas jogou pela Rússia), sendo que a URSS se desintegrou quando a edição em que foi artilheiro estava em andamento.

Desempenho por clube [editar]

EdiçãoJogadorEquipaGols
1955-56Jugoslávia Miloš MilutinovićPartizan Belgrado
8
1956-57Inglaterra Dennis ViolletManchester United
9
1957-58Argentina Flag of Spain (1945 - 1977).svg Alfredo Di StéfanoReal Madrid
10
1958-59França Just FontaineStade Reims
10
1959-60Hungria Flag of Spain (1945 - 1977).svg Ferenc PuskásReal Madrid
12
1960-61Portugal José ÁguasBenfica
11
1961-62Alemanha Heinz StrehlNuremberg
8
1962-63Brasil Itália José AltafiniAC Milan
14
1963-64Jugoslávia Vladica Kovačević / Itália Sandro Mazzola / Hungria Flag of Spain (1945 - 1977).svgFerenc PuskásPartizan Belgrado / Internazionale / Real Madrid
7
1964-65Portugal Eusébio / Portugal José TorresBenfica / Benfica
9
1965-66Portugal Eusébio / Hungria Flórián AlbertBenfica / Ferencváros
7
1966-67Bélgica Paul van Himst / Alemanha Oriental Jürgen PiepenburgAnderlecht / Vorwärts Berlim
6
1967-68Portugal EusébioBenfica
6
1968-69Escócia Denis LawManchester United
9
1969-70Inglaterra Mick Jones / Suécia Ove KindvallLeeds United / Feyenoord
8
1970-71Flag of Greece (1970-1975).svg Antonis AntoniadisPanathinaikos
10
1971-72Países Baixos Johan Cruijff / Hungria Antal Dunai / Escócia Lou Macari / JugosláviaSilvester TakačAjax / Újpest / Celtic / Standard Liège
5
1972-73Alemanha Gerd MüllerBayern Munique
12
1973-74Alemanha Gerd MüllerBayern Munique
8
1974-75Alemanha Gerd Müller / Flag of the Soviet Union (1955-1980).svg Edoward MarkarovBayern Munique / Ararat Erevan
5
1975-76Alemanha Jupp HeynckesBorussia Mönchengladbach
6
1976-77Itália Franco Cucinotta / Alemanha Gerd MüllerZurique / Bayern Munique
5
1977-78Dinamarca Allan SimonsenBorussia Mönchengladbach
5
1978-79Suíça Claudio SulserGrasshopper
11
1979-80Dinamarca Søren LerbyAjax
10
1980-81Alemanha Karl-Heinz Rummenigge / Inglaterra Terry McDermott / EscóciaGraeme SounessBayern Munique / Liverpool / Liverpool
6
1981-82Alemanha Dieter HoeneßBayern Munique
7
1982-83Itália Paolo RossiJuventus
6
1983-84União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Viktor SokolDínamo Minsk
6
1984-85França Michel Platini / Suécia Torbjörn NilssonJuventus / IFK Göteborg
7
1985-86Suécia Torbjörn NilssonIFK Göteborg
6
1986-87Jugoslávia Borislav CvetkovićEstrela Vermelha
7
1987-88Portugal Rui Águas/França Jean-Marc Ferreri/Escócia Ally McCoist / EspanhaMíchel / Roménia Gheorghe Hagi / Argélia Rabah MadjerBenfica/Bordeaux/Glasgow Rangers-Real Madrid/Steaua Bucareste/Porto
4
1988-89Países Baixos Marco van BastenAC Milan
10
1989-90França Jean-Pierre Papin / Brasil RomárioOlympique Marselha / PSV Eindhoven
6
1990-91França Jean-Pierre Papin / Áustria Peter PacultOlympique Marselha / Tirol Innsbruck
6
1991-92França Jean-Pierre Papin / União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Ucrânia Rússia Serhiy YuranOlympique Marselha / Benfica
7
1992-93Brasil RomárioPSV Eindhoven
7
1993-94Países Baixos Ronald Koeman / Nova Zelândia Wynton RuferBarcelona / Werder Bremen
8
1994-95Libéria George WeahParis Saint-Germain
8
1995-96Finlândia Jari LitmanenAjax
9
1996-97Escócia Ally McCoistGlasgow Rangers
6
1997-98Itália Alessandro del PieroJuventus
10
1998-99Ucrânia Andriy Shevchenko / Trinidad e Tobago Dwight YorkeDínamo Kiev / Manchester United
8
1999-00Brasil Rivaldo / Brasil Jardel / Espanha Raúl / Ucrânia Serhiy RebrovBarcelona / Porto / Real Madrid / Dínamo Kiev
10
2000-01Brasil Jardel / Espanha RaúlGalatasaray / Real Madrid
7
2001-02Países Baixos Ruud van NistelrooyManchester United
10
2002-03Países Baixos Ruud van NistelrooyManchester United
12
2003-04Espanha Fernando MorientesMonaco
9
2004-05Países Baixos Ruud van NistelrooyManchester United
8
2005-06Ucrânia Andriy ShevchenkoAC Milan
9
2006-07Brasil KakáAC Milan
10
2007-08Portugal Cristiano RonaldoManchester United
8
2008-09Argentina Lionel MessiBarcelona
9
2009-10Argentina Lionel MessiBarcelona
8
2010-11Argentina Lionel MessiBarcelona
12
2011-12Argentina Lionel MessiBarcelona
14
ClubeNº de TítulosNº de VicesAproveitamento
Espanha Real Madrid
9
3
75,0%
Itália Milan
7
4
63,3%
Inglaterra Liverpool
5
2
71,4%
Alemanha Bayern de Munique
4
5
44,44%
Espanha Barcelona
4
3
57,75%
Países Baixos Ajax
4
2
66,6%
Itália Internazionale
3
2
60,0%
Inglaterra Manchester United
3
2
60,0%
Portugal Benfica
2
5
28,5%
Itália Juventus
2
5
28,5%
Inglaterra Nottingham Forest
2
0
100%
Portugal FC Porto
2
0
100%
Escócia Celtic
1
1
50,0%
Inglaterra Chelsea
1
1
50,0%
Alemanha Hamburgo
1
1
50,0%
Roménia Steaua Bucareste
1
1
50,0%
França Olympique de Marselha
1
1
50,0%
Sérvia Estrela Vermelha
1
0
100%
Países Baixos PSV Eindhoven
1
0
100%
Países Baixos Feyenoord
1
0
100%
Inglaterra Aston Villa
1
0
100%
Alemanha Borussia Dortmund
1
0
100%
Espanha Valencia
0
2
0,0%
França Stade de Reims
0
2
0,0%
Inglaterra Arsenal
0
1
0,0%
França Monaco
0
1
0,0%
Alemanha Bayer Leverkusen
0
1
0,0%
Itália Sampdoria
0
1
0,0%
Itália Roma
0
1
0,0%
Bélgica Brugge
0
1
0,0%
Alemanha Borussia Mönchengladbach
0
1
0,0%
França Saint-Etienne
0
1
0,0%
Inglaterra Leeds
0
1
0,0%
Espanha Atlético de Madrid
0
1
0,0%
Grécia Panathinaikos
0
1
0,0%
Alemanha Eintracht Frankfurt
0
1
0,0%
Itália Fiorentina
0
1
0,0%
Suécia Malmö
0
1
0,0%
Sérvia Partizan
0
1
0,0%

Desempenho por nação [editar]

NaçãoNº de vitóriasNº total de finaisAproveitamento
Espanha Espanha
13
21
61,9%
Itália Itália
12
26
46,1%
Inglaterra Inglaterra
12
17
70,59%
Alemanha Alemanha
6
14
42,86%
Países Baixos Holanda
6
8
75,0%
Portugal Portugal
4
9
44,4%
França França
1
6
14,2%
Roménia Roménia
1
2
50,0%
Escócia Escócia
1
2
50,0%
Jugoslávia Jugoslávia
1
2
50,0%
Bélgica Bélgica
0
1
0,0%
Grécia Grécia
0
1
0,0%
Suécia Suécia
0
1
0,0%

Por equipa [editar]

No.Club99 0000 0101 0202 0303 0404 0505 0606 0707 0808 0909 1010 1111 12Sum
1Espanha FC Barcelona4143-2624646446
2Espanha Real Madrid646432222224443
3Inglaterra Manchester United334322146535142
4Alemanha FC Bayern Munich46312323-352539
5Inglaterra Chelsea FC3---44245423637
6Itália AC Milan12-635462-22336
7Inglaterra Arsenal FC132232523432234
8Itália Internazionale---413322263228
9França Olympique Lyon-21133322242227
10Inglaterra Liverpool FC--31-625431--25
11Portugal FC Porto3-2-6212232-124
12Espanha Valencia FC55-3-1-31--2121
13Itália Juventus-125233--21--19
14Países Baixos PSV Eindhoven1111142311---16
15Itália AS Roma--22-1-332-2-15
16Alemanha Bayer Leverkusen1152-2------213
-Espanha Deportivo La Coruña-33241-------13
-Grécia Olympiakos111111112-2-113
19Ucrânia Dynamo Kiev211111-1111--11
-França Olympique Marseille2---1---1112311
-Grécia Panathinaikos-23-111--2-1-11
22Países Baixos Ajax Amsterdam---3112----119
-Portugal Benfica------311--139
-Alemanha FC Schalke 04--1---1-3--4-9
-Turquia Galatasaray13211--1-----9
No.Club99 0000 0101 0202 0303 0404 0505 0606 0707 0808 0909 1010 1111 12Sum
-Ucrânia Shakhtar Donetsk-1---1-111-319
-República Checa Sparta Praha212-211------9
28França AS Monaco-1--52-------8
-Escócia Celtic--1-11-221---8
-Rússia CSKA Moscow-----1-11-3-28
-Escócia Glasgow Rangers11--1-2-1--1-8
-Itália Lazio Roma321-1---1----8
-Noruega Rosenborg2111-11-1----8
-Espanha Villarreal CF------4--3--18
-Alemanha Werder Bremen-----22111-1-8
36Turquia Fenerbahce--1--11-31---7
-França FC Girondins Bordeaux2------1-13--7
-Bélgica RSC Anderlecht-21-1111-----7
-Rússia Spartak Moscow1211---1---1-7
40Suíça FC Basel---2-----1-126
41Alemanha Borussia Dortmund1-12--------15
-Rússia Lokomotiv Moscow--122--------5
-França Lille OSC--1---12----15
-Portugal Sporting Clube de Portugal-1-----112---5
-Alemanha VfB Stuttgart----2---1-2--5
46Chipre APOEL Nicosia----------1-34
-Turquia Besiktas-1--1---1-1--4
-Espanha Sevilla FC--------2-2--4
-Países Baixos Feyenoord2-11---------4
-Inglaterra Leeds United-4-----------4
No.Club99 0000 0101 0202 0303 0404 0505 0606 0707 0808 0909 1010 1111 12Sum
51Itália AC Fiorentina---------12--3
-Grécia AEK Athens---11--1-----3
-Espanha Club Atlético de Madrid---------21--3
-Portugal Boavista1-2----------3
-Bélgica Club Brugge---11-1------3
-Dinamarca FC Copenhagen-------1---2-3
-França Paris SG-2---1-------3
-Áustria SK Sturm Graz12-----------3
-Roménia FC Steaua București-------111---3
-Inglaterra Tottenham Hotspur FC-----------3-3
-Rússia Zenit St. Petersburg---------1--23
62França AJ Auxerre---1-------1-2
-Bielorrússia BATE Borisov---------1--12
-Espanha Celta Vigo----2--------2
-Roménia CFR Cluj---------1-1-2
-Croácia Dinamo Zagreb1-----------12
-França FC Nantes--2----------2
-Sérvia FK Partizan----1------1-2
-Itália Fiorentina2------------2
-Alemanha Hamburger SV-1-----1-----2
-Alemanha Hertha BSC2------------2
-Itália SSC Napoli------------22
-Bélgica KRC Genk---1--------12
No.Club99 0000 0101 0202 0303 0404 0505 0606 0707 0808 0909 1010 1111 12Sum
-Israel Maccabi Haifa---1------1--2
-Rússia Rubin Kazan----------11-2
78Suécia AIK Solna1------------1
-Chipre Anorthosis Famagusta---------1---1
-Países Baixos AZ Alkmaar----------1--1
-Espanha Real Betis------1------1
-Turquia Bursaspor-----------1-1
-Hungria Debreceni VSC----------1--1
-Eslováquia FC Artmedia Petržalka------1------1
-Suíça FC Thun------1------1
-Países Baixos FC Twente-----------1-1
-Suíça FC Zürich----------1--1
-Israel Hapoel Tel Aviv-----------1-1
-Suécia Helsingborgs IF-1-----------1
-Bulgária Levski Sofia-------1-----1
-Israel Maccabi Tel Aviv-----1-------1
-Inglaterra Manchester City------------11
-Noruega Molde FK1------------1
-Eslováquia MŠK Žilina------------11
-Eslovénia NK Maribor1------------1
-Roménia FC Oţelul Galaţi------------11
-França RC Lens---1---------1
-Espanha RCD Mallorca--1----------1
-Portugal SC Braga-----------1-1
-Países Baixos SC Heerenveen-1-----------1
No.Club99 0000 0101 0202 0303 0404 0505 0606 0707 0808 0909 1010 1111 12Sum
-Áustria SK Rapid Wien------1------1
-República Checa SK Slavia Praha--------1----1
-Bélgica Royal Standard de Liège----------1--1
-Turquia Trabzonspor------------11
-Itália Udinese Calcio------1------1
-Roménia Unirea Urziceni----------1--1
-Alemanha VfL Wolfsburg----------1--1
-Eslováquia Viktoria Plzen------------11
-Países Baixos Willem II1------------1
-Dinamarca Aalborg BK---------1---1

Transmissão no Brasil [editar]

No início dos anos 1990 a TV Cultura transmitia a Liga dos Campeões em TV aberta para o Brasil.[carece de fontes] Desde a temporada 2003/2004 os direitos de transmissão pertencem à empresa de marketing e mídia TopSports Ventures. As temporadas 2003/2004 e 2004/2005 foram transmitidas pela RedeTV!. Por causa de uma briga judicial envolvendo Topsports e RedeTV!, a temporada 2005/2006, por sua vez, foi transmitida pela Band. A Rede Record transmitiu as temporadas 2006/2007,2007/2008 e 2008/2009.
Com realização de acordo histórico junto à UEFA, a Rede Globo adquiriu os direitos de transmissão para os jogos de quarta-feira para as temporada 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013, sem necessidade de veicular na programação as publicidades dos parceiros da entidade. Ela só transmitirá os jogos mais importantes, os outros ela repassará a Band. Os direitos desta temporada também foram comercializados com a TV Esporte Interativo para os jogos de terça-feira e para a ESPN no sistema de TV fechada.



   







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário